Alunos de Direito da Católica querem lista de estudantes e professores dos exames de acesso à Ordem

por Ana em segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Associação Académica de Direito da Universidade Católica considera “intolerável” o secretismo que envolveu os exames de acesso à Ordem dos Advogados e escreveu ao bastonário a pedir a lista dos alunos e dos professores que os corrigiram.
A associação alega que "os licenciados submetidos a exame estão a ser instrumentalizados" pelo bastonário (Rui Gaudêncio)

Num comunicado a que a agência Lusa teve hoje acesso, os estudantes referem que ficou demonstrado que “os licenciados submetidos a exame estão a ser instrumentalizados por este bastonário e mais não são do que ‘carne para canhão’, numa batalha eleitoral”.

Assim, solicitam que “numa lógica de transparência” lhes seja facultada “uma lista dos alunos, e respectivas faculdades de origem, que no dia 30 de Março de 2010 realizaram o Exame de Acesso ao Estágio da Ordem dos Advogados, bem como a identificação das pessoas que corrigiram esse exame”.

A associação alega que “em qualquer universidade as pautas são públicas e é um direito fundamental de cada aluno saber quem corrigiu o seu exame”.

“Como grande feito do mandato do bastonário é aclamado o crescente entrave à entrada de novos licenciados para a Ordem, sendo este resultado das profundas alterações introduzidas no sistema de acesso ao direito e o combate à massificação da advocacia, nomeadamente a criação de um exame nacional de acesso ao estágio”, escrevem os alunos, numa referência a uma declaração do bastonário Marinho Pinto.

Na carta, a associação indica que a Ordem está sujeita ao dever de informação dos interessados, previsto na Constituição e no Código de Procedimento Administrativo.

in Publico , 25.06.2010
http://www.publico.pt/Educação/alunos-de-direito-da-catolica-querem-lista-de-estudantes-e-professores-dos-exames-de-acesso-a-ordem_1443655

Um comentário

É uma pena que os Alunos da FDUP não façam o mesmo.

Mas acredito que vá ser um esforço inglório, porque tanto a Ordem dos Advogados como o Sr. Bastonário estão-se nas tintas oara quem quer entrar para a Ordem e para os Estagiários que são equiparados a escravos e que nada aprendem.

“Como grande feito do mandato do bastonário é aclamado o crescente entrave à entrada de novos licenciados para a Ordem..."

Eu sou a prova viva disto, não por causa do tal Exame de Admissão, mas porque a OA entendeu que quem tem problemas de saúde não pode ser Advogado.

Neste momento estou a seguir outra carreira Profissiknal. Não era a que mais desejava, mas tive um tratamento completamente diferente na Instituição onde estou inscrito, dado que esta teve em consideração que a minha Licenciatura tem algum valor e que não é um problema de saúde que me impede de trabalhar e de ser igual aos outros.

Boa sorte para os Exames.

by Pedro Silva on 29 de junho de 2010 às 18:31. #