Mega Actividade FDUP : Cimeira Milénio 29 de Abril de 2010

por Cláudia Isabel em sábado, 3 de abril de 2010

Em 2000 as Nações Unidas criaram a Cimeira do Milénio que juntou 189 países à mesa que delinearam 8 objectivos a cumprir até 2015 no âmbito da Fome, Pobreza, Igualdade de Género, Ensino primário, Mortalidade infantil, Saúde materna, Doenças graves, Sustentabilidade ambiental... ver http://www.oikos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=109

"Através da Declaração do Milénio, que contém os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os Estados definiram áreas prioritárias de intervenção e prometeram o desenvolvimento de estratégias e metas para que, até 2015, as condições de vida de uma grande parte da população mundial sofram melhorias significativas. Para avaliar o cumprimento deste compromisso, os Estados realizam a cada cinco anos uma nova Cimeira. A primeira foi realizada em 2005 e a próxima vai realizar-se em Setembro de 2010. Nesta Cimeira, só os Chefes de Estado e Governo têm assento. Organizações não governamentais e associações, que conhecem de perto a realidade, não terão voz.

A Amnistia Internacional, a Associação das Nações Unidas de Portugal, a Agência ODM e a Objectivo 2015-Campanha do Milénio das Nações Unidas vão tentar alterar esta realidade com a promoção da Cimeira (Ideal) dos ODM, só para estudantes universitários, que terá lugar nos dias 27 de Abril em Lisboa, 28 de Abril em Coimbra e 29 de Abril no Porto."

A do Porto realizar-se-á na FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO E AS INSCRIÇÕES PARA A SIMULAÇÃO ESTARÃO ABERTAS PARA TODOS OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO.

O objectivo da Cimeira (ideal) consiste na elaboração de um relatório com as principais conclusões a que chegaremos acerca do cumprimento ou não destes objectivos para o entregar depois na Cimeira Real ...


Mais informações em http://nucleoaiporto.blogspot.com/

Pelo Núcleo da Amnistia do Porto

Cláudia Isabel

PS: Mais informações brevemente