Crónica do Tudo e do Nada

por Angelina em sábado, 19 de dezembro de 2009

Ao ler o artigo (muito bom por sinal) sobre o novo exame de admissão à 0A , na edição deste semestre do Tribuna, deparei-me com uma informação que me era desconhecida. A "suprema ironia" como dizia um dos professores questionados sobre este assunto, de não ter sido implementado o processo de Bolonha...na Universidade de Bolonha, devido -e passo a citar o referido artigo -" a dificuldades práticas de implantação e à contestação estudantil" (enfim um sitio onde os estudantes ainda são merecedores de atenção).E pergunto-me eu : e Portugal teve condições para essa implantação? colocar (e não só como sabemos) cursos superiores com a mesma duração que cursos técnicos interessa para quê? para a dignificação do ensino não é de certeza. Portugal sempre foi conhecido pela qualidade da formação que possibilita (ao menos isso), grandes empresas e laboratórios procuram aqui recém licenciados.Estes nem hesitam pensando na falta de apoios que terão por aqui , utilizando as competências que alcançaram nas faculdades portuguesas lá fora... e isso é muito, muito triste.
Que isto de Portugal ser um país tacanho não é apenas senso comum . Antes fosse.
À conversa com outros colegas delegados na AgnuFdup , depois de saber que Portugal ia apoiar a resolução dos CPLP e não o da UE, não escondi a minha estranheza, pois se aquilo pretendia ser o mais fiel possível à realidade , Portugal nunca o faria, apoiaria sim e sem grandes delongas a da UE. Posso estar enganada mas a sensação que tenho é que a UE afirma e Portugal assina por baixo.
Já foi assim com Bolonha e é agora também com o novo sistema de normalização contabilística (SNC) que pretende entrar em vigor apartir de 1 de Janeiro de 2010 sem que as empresas estejam preparadas para o receber. E mais, em época de crise económica (se bem que essa é quase constante em Portugal) obrigar as empresas, nas quais se devia investir, a gastar Mundos e Fundos (que com certeza serão precisos), assim como tempo e disponibilidade (que leva a menor produtividade)para se adaptarem ao mesmo, simplesmente, como o próprio nome indica, para se alinhar com a Europa, é absolutamente surreal. Na prática esta mudança não vai ter grande impacto na área fiscal, só em sectores contabilísticos que para aqui não interessa especificar, mas acredita-se que vai colocar várias empresas actualmente em situação precária, em estado de falência efectiva.
Por outro lado, os EUA e a China,os maiores poluidores do Mundo, não diminuem as emissões de CO2 para a atmosfera para não comprometer a sua economia, e vem Portugal armado aos cucos (foi só para utilizar a expressão xD) propor-se emitir ainda menos do que já emite para se mostrar útil ( não pensando no que isso implica dado que até os EUA têm um backGround de apoio que nós não temos).É óptimo claro, mas infelizmente infimamente relevante numa perspectiva global sem cooperação do resto dos Países.
Não sou politóloga, nem aspiro a sê-lo, mas julgo estar já na altura de rever as prioridades do País.
Tanta miséria por aí espalhada, da qual parece que nos obrigam a tomar consciência por ser Natal (como se alguém minimamente focado já não desse por ela o ano todo) , e anda o governo preocupado com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo (não desfazendo), proposta que vai em breve ser discutida na Assembleia da República ...e antes do orçamento de Estado!

2 comentários

A UE diz, nós metemos o rabinho entre as pernas e fazemos...Tão simples quanto isso.

by João Fachana on 20 de dezembro de 2009 às 01:17. #

Falta-nos personalidade..tão simples quanto isso.

by Angelina on 20 de dezembro de 2009 às 16:43. #