A Gamela o Tacho e a Panela

por Duarte Canotilho em sábado, 3 de outubro de 2009

O assunto da ordem do dia na campanha eleitoral do porto é o facto de Elisa Ferreira ter dito que veio para o Porto porque queria mesmo trabalhar, pois já tinha Gamela em Bruxelas se não viesse trabalhar.

Ainda que tenha toda a consideração pela dr Elisa Ferreira (pois todos somos aliados contra o Rui Rio) Tenho de dizer que este tipo de visão da politica em que os cargos são sitios onde nós Comemos (pois os politicos só estão lá para sacar para o bolso), é uma visão terrivel e bastante desprestigiante da politica.
Ainda assim Elisa Ferreira só tem uma Gamela, o que digamos que é pouco. (Sim porque isto de ser deputado europeu em termos de sacar para o bolso é coisa pouca.) E explicitaremos já o raciocínio.

-Tigela
-Gamela
-Tacho
-Panela

Estes são os 4 níveis de "ajudas" àquele tipo de politica do "sacar para o bolso". (eu diria tacho, mas tacho já é uma categoria.)

Tigela refere-se aos amigos dos autarcas que metem dinheiro da camara para o bolso e estão a mamar a custa da autarquia. (Caso de Gondomar e das suas juntas ou de Gondomar e da sua ex-verba mensal para o BOAVISTA F.C.

Gamela é já um nível do politico comum da assembleia da Republica ou do Parlamento Europeu que vai para esses cargos por influência dos "amigos altos no Partido". (Caso que a própria Elisa Ferreira denunciou)

Tacho refere-se aos ex ministros que vão para as empresas em que o estado já teve golden Share ou ainda tem, e que enriquecem à custa do contribuinte. Ex: Fernando Gomes na GALP)

Panela é um Tacho maior! Refere-se aos ex ministros ou ex secretários de Estado que no Governo dão contrapartidas a empresas privadas, para quando sairem, ir para dirigentes dessas mesmas empresas.
Nestes casos não só enriquecem à custas dos particulares como também do ESTADO. Casos fulcrais são os de Pina Moura que ajudou a Iberdrola, e agora está na direcção portuguesa depois de ter iniciado o processo de liberalização da energia.
Ferreira do Amaral, que negociou a Lusoponte enquanto ministro, e agora renegoceia a lusoponte enquanto dirigente desta mesma.

OU O REI DA PANELA: Jorge Coelho mr mota Engil!! O homem que era ex ministro e de repente fica à frente da MOTA engil e consegue contratos multimilionários com o estado, como é o caso do terminal de contentores de alcantara, em que o estado se obriga a dar LUCROS GARANTIDOS até 2047 no caso de a mota engil não ter o lucro pretendido.

Por isso Elisa Ferreira, realmente o que disseste não é assim tão grave. Ainda és uma novata neste jogo :P

ps: eu sei que ontem era o dia de eu escrever mas não tive oportunidade

2 comentários

É uma categorização interessante. :)

by Francisco on 3 de outubro de 2009 às 21:02. #

Porque é que ninguém fala da dupla candidatura da Ilda Figueiredo, eurodeputada e candidata da CDU à Câmara de Gaia?

=P

by Frederico de Sousa Lemos on 3 de outubro de 2009 às 22:26. #