Pfff!

por Inês P. em segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Confesso, a campanha eleitoral para as autárquicas chateia-me.

Compreendem, eu até sou uma pessoa relativamente tolerante. Por exemplo, quando as forças políticas em campanha espalham bandeiras do partido por tudo o que é sítio, tal como os pavorosos cartazes onde aparece toda a gente que faz parte da lista - dá a ideia que arrebanharam toda a gente que encontraram pelo caminho para estas fazerem pose para um cartaz que fica mais apinhado que a Ribeira no São João - há sempre a possibilidade de fechar os olhos.
Ou então o facto de ter a minha casa cercada por apoiantes de um certo candidato, o que também não me maça por aí além. Numa rua pacatinha como a minha, até contribui para animar a malta. Isso e a propaganda política despejada sem dó nem piedade em caixas do correio desprevenidas. Até é bem-vinda, tenho boas razões para acreditar que muito boa gente a usa como entretenimento nas horas de ócio.
Também não me faz espécie todo o tipo de confronto verbal entre apoiantes de diversas cores políticas. Quando ouço, aqui e além, um ou outro boato ou malta a lavar roupa suja em público, o meu primeiro pensamento é "Desde que não haja muito sangue..." Assim como quando vejo membros da mesma família engalfinhados em discussões infindáveis sobre qual dos candidatos terá ou poderá ter mais obra feita. "Matem-se, mas não se magoem".

Agora o que me deixa mesmo fora de mim é quando às oito e meia de uma manhã de feriado os partidários políticos, na ânsia de alimentar devidamente a freguesia, andam pelas ruas a anunciar através de potentes megafones o comício que terá lugar logo à noite.
É realmente muito triste que nem no dia em que celebramos a Implantação da República a democracia não deixe os cidadãos dormirem em paz.

2 comentários

Sugiro-te que coloques essa questão (último parágrafo) numa aula de Direitos Fundamentais. :)

by Francisco on 5 de outubro de 2009 às 16:05. #

Olha ines eu que estou numa campanha eleitoral sei que esse não é o melhor metodo pa angariar votos, nem para anunciar o que quer que seja.
As pessoas ficam chateadas porque apanham com os megafones de manha, nos ficamos chatedados porque acordamos muito cedo, e a república fica chateada por não respeitarmos o feriado devidamente :)
Em suma, é uma má acção de campanha

by Duarte Canotilho on 6 de outubro de 2009 às 00:27. #