15º edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

por Angelina em sábado, 3 de outubro de 2009

Aproveito a minha coluna de Sábado para fazer publicidade a uma das melhores iniciativas que a Camara Municipal da Maia tem mantido ao longo do tempo, sendo um certame já com espaço obrigatório na agenda cultural do distrito.

De facto não é por acaso que os espectáculos esgotam mesmo durante a semana, atraindo imensas pessoas dos arredores (para o qual também contribui a grande divulgação de que finalmente já é alvo)e não só do concelho.
Este festival recebe todos os anos grandes companhias portuguesas como é o caso da do Chapitô (que marcará presença este ano uma vez mais) mas também permite grandes descobertas internacionais ..pelo menos para mim que confesso não estar muito informada nesta área.
Efectivamente a melhor peça de teatro que vi até hoje ( e quem me conheçe pensará " só podia ser peça cómica" ) vi-a pela primeira vez lá (já tive a felicidade de a rever no entretanto), sendo que muitas outras têm um cantinho especial nas minhas memórias.
Posso dizer que já fui bem feliz nos festivais de teatro cómico da Maia (o Malato também seria com certeza) sendo um acontecimento ao qual tento nunca faltar. Para isso contribui também o facto de já ter tido a oportunidade de participar durante 3 anos consecutivos na peça de abertura , o que além de me encher de orgulho também me enche de nostalgia.Para mim uma ida ao festival mais do que umas horas de gargalhadas (quase sempre) garantidas é um olhar de saudade para aquele palco e para a organização.
A edição deste ano decorre outra vez no Fórum da Maia (junto à estação de metro com o mesmo nome), tendo iniciado ontem dia 2 de Outubro ( nao tive oportunidade de cá vir antes divulgar) durando até dia 10 .Todos os dias há 2 animaçoes de rua (uma as 16h e outra as 21h à porta do Fórum), um espectaculo no palco principal invariavelmente as 21h30 (certas) menos no primeiro dia que é as 22h30, e outro no café- teatro com peças mais light que se pautam pela interacçao com o público
Quanto a preços são perfeitamente comportáveis principalmente para o que é, nunca sendo dinheiro mal gasto.Sendo um post cultural não dou mais pormenores neste espaço mas para mais informações fica aqui o cartaz neste sitio:
http://www.cm-maia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=510&Itemid=6 (sou uma croma nestas coisas nem sei como pôr o link ..mas enfim copiam e colam lá no ceninhas em cima xD)

Tentei encontrar um que tivesse também as sinopses mas este ano não há ..de qualquer modo lá na porta fornecem o programa para a semana toda, vou tentar levar alguns para a faculdade (já atrasados mas antes tarde que nunca..ainda ficam muitas peças para vêr). Os nomes mais sonantes são obviamente ao fim de semana mas as melhores surpresas teatrais para mim têm decorrido durante a semana.

Bom fim de semana prolongado para todos :)

2 comentários

óptima sugestão! Fiquei com vontade...

by Francisco on 3 de outubro de 2009 às 20:57. #

:) ainda bem era mesmo para se ficar vale a pena!!
Já la fui reservar os bilhetes e buscar panfletos para deixar na faculdade.
Pelo menos segunda,terça e sábado estarei lá de certeza (já esgotou para hoje) ...para um "sorria está na Maia" :) é parvo mas n resisti =P

by Angelina on 4 de outubro de 2009 às 20:33. #