Esmiuçar a Inércia

por Angelina em sábado, 26 de setembro de 2009

De quem não vota é claro!
Em vésperas de eleições legislativas julguei oportuno atentar nesse flagelo nacional que é o desinteresse (crescente) pela política . Porque o “a política somos nós” não é apenas um cliché é efectivamente verdade.
Claro que num país democrático o “nós” é a maioria ,claro que como Estado representativo o “nós” é feito por “eles” nem sempre em nome do “nós”. Mas cabe-nos moldar o governo e não acomodarmo-nos à realidade. Porque o sufrágio não é só um modus operandi, o sufrágio é sim uma conquista e um Direito (que muito custou a conseguir nos trâmites que hoje o conhecemos , principalmente as mulheres) e acima de tudo um verdadeiro dever do cidadão (e também aqui não se trata apenas de um cliché).
Por isso o “Oh não ligo a política” deixa de fazer muito sentido. Assim sendo ,vim por este meio apelar ao voto amanha dia 27 de Setembro.
Obviamente que este discurso não se dirige para os tribuneiros , que enquanto jurisnalistas conscientes, com espírito indagador e empreendedor e principalmente enquanto estudantes de Direito e logo (supostamente) politicamente esclarecidos , não necessitam de tais palavras. Desta forma falo sim para os nossos leitores em geral. E agora vós pensardes (lembrando a dialéctica de um grande prof. do 3º ano )“mas quem lê este blog habitualmente e devido ao conteúdo do mesmo, tem de ser pessoa reflectida” .Sim! Em principio. Mas ainda assim...E porque reflexão não é sinónimo de pensamento político , apelo a que troquem a inércia pelo voto:

-Porque o domingo familiar pode ser igual a ir votar e não necessariamente ir entupir o metro para as 7 bicas e os shopping’s em geral. Então porque não reunir a família na mesma? Até se podia fazer a almoçarada eleitoral ,bem à portuguesa (tudo pelo avanço do país), antes de se ir distribuir as pessoas pelas mesas de voto , porque tudo se faz melhor de barriguinha aconchegada.

-O passeio dos enamorados pode muito bem passar pelo local de voto antes da ida ao cinema e afins ( longe de mim interferir na intimidade da vida privada).

- os mais jovens , não terão por certo a desculpa de falta de informação .Bem sei que as demagogias, as PME´S, os incessáveis debates não são para qualquer um .Mas existe agora um programa (e passo a publicidade) que permite uma abordagem light ( no sentido figurativo humorístico porque em conteúdo nada tem de light ) embora inteligente das campanhas.

-Existem ainda para os mais indisponíveis os youtube’s, e mesmos o sitio online das principais cadeias de TV para (Re)ver algumas pérolas das campanhas. E falo TV porque é indubitavelmente o meio de comunicação mais utilizado para campanha pela sua abrangência. E porque não os mais indecisos perderem umas horinhas no sábado ou mesmo de domingo, a rever o programa de cada partido, aparte os simpatizantes ideológicos é claro ( com os quais não concordo muito mas isso já é outra historia).

Assim , se esta descontente com o governo actual imponha-se, se pretende dar voz aos pequenitos ideológicos manifeste-se, se por outro lado , está contente com o governo actual e pretende consolida-lo e reforça-lo vote ( e julgo que vão precisar).

Em período de reflexão não me permito tomar lados ou (que neste caso contexto fica tão bem ) tomar partidos :) .Até porque não é minha intenção fazê-lo.
Sei por certo e é só por isso que faço aqui campanha, que não votarei numa coisa... que é na inércia. No sentido literal de preguiçite aguda de quem está tão bem no sofázinho a ver filmes e séries do tempo da outra senhora. Inércia de quem se acomoda ao sentimento geral de descontentamento com o País mas que nada faz para o mudar ( e não levará isto a uma manifestação de peso na consciência?) . Inércia mental de quem simplesmente não se quer dar ao trabalho de reflectir.
Não a premeie portanto, pois essa de certeza que nada cumpre , deixa sim é tudo por cumprir. Domingo vote! Nem que seja em branco ...prove que se importa.

3 comentários

Angelina tens um erro crasso no teu texto. Não são tribuneiros, mas sim tribunos :)

by Duarte Canotilho on 26 de setembro de 2009 às 22:33. #

Fogo faço um elogio completo daqueles e só sabes meter defeito ...mal agradecido xD

by Angelina on 27 de setembro de 2009 às 00:32. #

Apesar de achar vergonhoso algumas
das "flatulências" verbais que vejo e ouço quando os políticos estão em campanha, acho que seria um acto de falta de civismo e de desrespeito por aqueles que tanto lutaram para conquistar o direito ao voto. Por isso hoje vou votar.

by Violette on 27 de setembro de 2009 às 14:02. #