O Alfaiate

por ana claudia em domingo, 19 de abril de 2009

Para uns é absolutamente uma futilidade, para outros uma verdadeira obsessão, no espaço que lhes é intermédio surge aquilo que acredito ser uma forma muito intima de expressão.
A maneira como nos vestimos pode dizer muito de nós e sobretudo pode ser uma viagem muito divertida para aqueles que gostam de quebrar barreiras, fugindo ao status quo, misturando, absorvendo e criando tendências que fazem a moda, das passerelles para as ruas.

Como flâneur, adepta dos prazeres da observação, refugiada no anonimato que só a cidade permite, descubro um mundo novo, onde a regra é ousar, mas sempre procurando definir um estilo próprio, a individualidade dentro de um universo global.
Como ser único nesta selva de franchising!

A procura pode não ser fácil, mas a descoberta é muito gratificante.

Pelas ruas desta cidade que já é minha, e com grande perseverança, vou encontrando esta individualidade nas obras de novos criadores de moda, que com um cunho muito pessoal, vão criando as suas colecções, aliando o bom gosto à loucura, para mim de uma forma genial.

Da Rua do Almada a Miguel Bombarda, as lojas de autor multiplicam-se. Vendem-se peças vintage, roupas usadas, acessórios com legado. A música também se alia. Os discos de vinil voltaram a rodar, desenhando, por vezes, uma aura glamourosa e requintada ao som de Juliette Greco, ou deslizando ao underground misturando batidas num electro intimista.

A sensação de liberdade nesta procura é enorme. A criatividade parece infinita. Para estes criadores nada é exagero, tudo é permitido, sempre com muito estilo!

Para os cépticos e para os outros que ainda acham que a moda não é uma forma de arte, ofereço uma viagem até Paris, para muitos o epicentro de todo esta corrente fashionable. Em vez de monumentos ou colecções de arte, descubram os homens e mulheres que percorrem as ruas desta cidade, transpirando toda a sua essência.

A viagem frenética começa em www.garancedore.fr, o meu predilecto. Nenhum outro capta com tanta expressão o estilo dos parisienses. Mas a viagem pode continuar até à citadela materialista de Milão, ou à sofisticada mas informal Nova Iorque e ainda à dandy Berlim em thesartorialist.blogspot.com.

Enjoy the Trip!

Ana Cláudia

2 comentários

Concordo totalmente contigo.
Parece que tudo o que tenha a ver com estilos e tendências é ainda algo fútil e de miúdas e, muitas vezes, são verdadeiras formas de arte, de se estar na vida.
Essas lojas que falas são bem catitas :)

by Sara Morgado on 19 de abril de 2009 às 11:48. #

Ana, acho que, infelizmente, a nossa sociedade ainda tem pré-conceitos e preconceito em relação a mulheres bonitas. É realmetnte uma pena que assim seja e que não se admita que por trás de uma mulher bonita e visualmente interessante, que se cuida e que se interessa pela ARTE que é a moda, pode estar uma pessoa incrivelmente inteligente e intelectualmente capaz. Será que a imagem de alguém que ocupa uma posição ou um cargo de peso na sociedade não é importante?
Escolheste muito bem o tema, tu, que és um maravilhoso exemplo de um ser belo aos olhos, ao coração e ao intelecto.

by GSB on 7 de maio de 2009 às 22:55. #