O Belicista

por Duarte Canotilho em sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A 9a Arte!!!

Bons dias caro leitor! Vejo que ja esta acomodado à sua cadeira em frente ao computador, e pronto para ler mais uma edição do Belicista essa coluna do tribuna que nem a neve, nem a chuva, nem a noite escura consegue impedir de ser publicada. -- Mas o leitor pergunta "é pá mas nas 2 ultimas sextas ela nao apareceu!"-- Errado! A ultima ediçao foi publicada fora de horas devido a um erro no sistema informatico global. E à duas semanas 2 grupos radicais religiosos, que como o leitor seguem esta coluna, mantiveram-me refem com pretextos de quererem Bandas desenhadas! Por isso hoje é pretexto para falar da Banda desenhada!!!!!!

Ora como o leitor deve ter reparado o titulo deste texto é a 9a arte. Pode parecer ridiculo, mas é verdade que 60% das pessoas a quem perguntei qual era a 9a arte, não me conseguiram responder, com o pretexto, e cito "só sei qual é a 7a arte!".

Bom! agora que a introdução foi feita tenho a dizer que estou completamente abismado com a TACANHÊS do povo portugues, relativamente à banda desenhada. O leitor tá agora a pensar... olha me este, eu que até gosto de banda desenhada, e ele vem me chamar tacanho. Nem pensar!! O leitor não! pois o leitor tem bom gosto e de certeza que gosta de banda desenhada. No entanto aqueles ali não gostam... e sabe porquê? Porque acham que é coisa pa miúdos.

Infelizmente em portugal vemos que as pessoas chamam macaquinhos aos desenhos... como se fosse coisa de criança. Infelizmente é ostracizado (mais pelos mais velhos, e mais tacanhos) aquele que gosta de ler BD. Infelizmente a nossa sociedade julga que BD é rato mickey e pateta! Mas a questão põe-se... Porquê?

A resposta? Provavelmente porque em Portugal só é bom livro aquele com muitas letras; Aqueles livros com desenhos e BONECOS, são pa miudos pequenos! VERGONHA. No entanto os livros da carolina salgado já é cultura, e as biografias dos jogadores de futebol ja são cultura!!!
"I spit on this". Vejo montes e montes de vezes as mães e pais a não querer dar BD's aos filhos com o pretexto dos Macaquinhos serem pa miudos pequenos. (NO entanto o leitor deve concordar comigo ao pensar que esses mesmos pais devem ver a floribela e os morangos com açucar e a rebelde way)
E queremos que a cultura deste pais avance...
Bom o texto ja vai longo por isso despeço me com uma sugestão! Dizem que vai sair uma BD muito boa no jornal tribuna. Leiam e depois critiquem.

6 comentários

Não acho que a maioria da BD seja grande coisas e contribua muito para a cultura das crianças ...

by Ary on 28 de novembro de 2008 às 20:57. #

de facto, o desconhecimento mostrado pela generalidade da comunidade no que toca à nona arte é dos grandes males da humanidade, nos dias que correm.
querem maior prova de inércia mental?

by Manuel Marques Pinto de Rezende on 29 de novembro de 2008 às 14:14. #

Acho que no actual momento não adianta muito andar a contar as artes. Hoje os meios são tantos...

Já vi jogos que eram obras de arte, fotografias melhores que mil pinturas, instalações, cartazes publicitários, automóveis, roupas, casas, discos duros, telemóveis, torneiras, chuveiros, canetas ... A arte está em tanto lado.

by Ary on 29 de novembro de 2008 às 15:26. #

que romântico ary....

fico embevecido nas tuas palavras, revelam-me novos mundos...

by Manuel Marques Pinto de Rezende on 30 de novembro de 2008 às 00:25. #

"Não acho que a maioria da BD seja grande coisas e contribua muito para a cultura das crianças...".

Eu conheço muito pouco de BD, Ary. Mas tu tens que conhecer ainda menos para dizer uma coisa destas.
:)

Um abraço

by Francisco on 30 de novembro de 2008 às 00:28. #

Eu conheço basicamente a BD da Disney e a que vou folheando na FNAC. Gosto muito de algumas BD, mas a maioria não me parecem assim tão interessantes.

by Ary on 30 de novembro de 2008 às 17:38. #