O JUIZ (ROY BEAN)
Hoje, sendo dia da minha crónica semanal, pensei em falar sobre, não o juiz normal como estamos habituados a no nosso curso, mas de um juiz em especial. Este juiz de que vos vou falar é uma lenda viva, e faz parte do folclore e da lenda do oeste americano, a par de nomes como Davy Crocket, Daniel Boone, Buffalo Bill e Calamity Jane.
O nome desta personagem é Roy Bean, e ele vivia em Langley no Texas. Aí existe uma cabana onde se vê escrito em tabuletas "JUIZ ROY BEAN.- A LEI A OESTE DO PECOS.-JUSTIÇA DE PAZ E CERVEJA GELADA."
Foi aí numa barraca, que era ao mesmo tempo Saloon e tribunal, que Roy Bean vendia a sua cerveja e mantinha a lei com a ajuda de um velho Codigo civil caduco que nunca usava e com um colt 45 que usava muito frequentemente.
Entao pergunta o leitor como foi que esta personagem manteve a ordem e a lei num local, sem saber nada de direito. Roy Bean sabia de direito aquilo que via nos tribunais que tinha frequentado(como Acusado!!!). Supostamente usava sempre um lenço para cobrir a cicatriz da corda que o devia ter enforcado, so que esta partiu-se. (LOL)
Existe uma cançao no oeste que conta como este juiz conduziu um inquerito depois de ter encontrado um cadaver morto num acidente. Roy ao examinar o cadaver encontrou apenas um revolver e 41 dolares e meio. Aí condenou o cadáver por posse ilegal de arma a uma multa de 41 dolares e meio, e confiscou o revolver.
As suas sentenças não tinham apelo, no entanto raramente ele condenou alguem a penas de prisão. Efectivamente ele mandava os condenados executar tarefas, sob a supervisão do revolver.
(O leitor agora deve achar que o juiz é louco, mas a melhor está para vir.)
Efectivamente o seu saloon/tribunal situava-se ao pé da linha de ferro, no sitio onde os comboios paravam 10 minutos para meterem agua. Os viajantes normalmente aproveitavam para ir tomar um copo ao seu saloon. Claro que Roy nunca tinha troco, e os viajantes normalmente pagavam com notas, o que resultava, que com a pressa dos viajantes, Roy ganhasse por exemplo 20 dolares por uma cerveja de 50 centimos...
Um caso verdico disso foi um viajante que pagou efectivamente a sua cerveja de 30 centimos com uma nota de 20 dolares, e ao não ver a seu troco a chegar, chamou ladrão a Roy Bean. Erro!!! TOrnando-se imediatamente juiz, Roy condenou assim o fulano numa multa de 19 dolares e 70 centimos por insultos ao tribunal da lei a oeste do pecos!!!
Mais divertido ainda era o facto de Roy ter um URSO de estimaçao que atiçava contra aqueles que recusavam a pagar as multas.
Apesar de ser um "pulha", Roy tinha um coração bom, uma vez condenou a morte por enforcamento um jovem que tinha morto um Cavalo (na altura matar um cavalo era um crime imperdoavel!) durante um tiroteio. No entanto durante o tempo de espera o condenado escreveu uma carta a mae. Roy ficou tao emocionado, que lhe comutou a pena.
Assim foi a vida de Roy Bean que impos a SUA lei a oeste dos pecos num sitio onde não havia lei.
Fontes (canal de Historia) Existe também uma BD do Lucky Luke, ainda que esteja ficcionada baseia-se em factos reais (morris)
Um comentário
Um dos melhores livros do Lucky Luke...
by Freddy on 8 de novembro de 2008 às 20:13. #
Enviar um comentário