A noite mais quentinha da semana e do mês. A primeira noite do inverno.

por D. em sábado, 1 de novembro de 2008

Ora, tendo acordado já depois do sol se pôr, depois uma longa noite, confesso que não sabia muito bem a que tema dedicar esta semana o meu pequeno espaço aqui no blogue do tribuna. Portanto foi com um certo encanto que hoje após voltar a pedir
- Pai, liga a lareira, tenho as mãos frias
Vejo a lareira acesa ao voltar à sala. O primeiro dia do ano em que se acende a lareira é o equivalente em pessoas grandes, ao dia em que se monta a árvore de natal nas pessoas pequenas. Eu pelo menos, sinto-me logo aquecer por dentro e ficar com uma certa sensação de calma. E por isso, é directamente da sala aquecida pela lareira, com o típico cheiro a lenha queimada e o estalar que embala mesmo muito bem o estado sonolento em que me encontro, que escrevo este texto, para meter inveja a todos aqueles que têm que usar os aquecedores ou os cobertores para ficarem quentes, porque não possuem uma querida lareira em casa.
Ora, o momento em que a lareira se acende pela primeira vez, marca invariavelmente o começo do Inverno, mesmo que o calendário diga o contrário. E enquanto ando e venho para junto da chama para aquecer as mãos, que continuam frias, acho que nem no verão as consigo ter quentes, vou concluindo que afinal a vida é de facto um ciclo e que todos nós acabamos por passar pelas mesmas coisas. E que no fim, são as pessoas a quem chamamos amigos, que nos dão as muletas para conseguir sair do fosso e voltar à vida. Abre-se uma janela e diz
- Ele não voltou a falar comigo. Como é que tu fizeste?
E assim, vou passar a noite a transmitir o meu pequeno manual de iniciação a uma vida a mono. Mais logo, quem sabe, me deite no quente a ver um qualquer filme e me deite com a sensação de missão cumprida.

2 comentários

Eu, que não só não tenho lareira como também pernoito varias vezes debaixo da ponte da arrábida, senti-me ofendido pelo teu post.
Meeeesmo!

by Guilherme Silva on 2 de novembro de 2008 às 02:25. #

O manual é dificil de entender. Eu já o tive e queimei-o. E agora vive-se a solidão de forma não premeditada, como se fosse a única coisa que há no mundo.Por isso esta é a noite mais fria da semana,e não única do mês. A primeira noite do meu inverno.

by Sofia on 2 de novembro de 2008 às 10:06. #