O Belicista

por Duarte Canotilho em sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Terceira Bomba atomica

Finalmente vou publicar aqui um artigo sobre guerra. No entanto este artigo não vai falar sobre a guerra convencional a que estamos habituados, em que se tem espingardas e metrelhadoras e se anda aos tiros. Não! Hoje vamos falar sobre a guerra secreta. Sobre uma guerra em que se cometem atrocidades, em que os que sabem não dizem, e os que sofrem não podem dizer.

Ora todos nós sabemos o que aconteceu na segunda guerra mundial em agosto de 1945. 2 bombas atómicas foram lançadas pelos americanos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki. Desde então o mundo soube o verdadeiro poder dessas armas, e durante anos viveu-se num clima de possivel guerra nuclear. Durante anos milhares se opuseram ao lançamento de novas bombas atómicas e de armas carregadas com RADIO (sim não é radioactividade que põe nas chamadas dirty bombs, põem um substancia presente nos residuos nucleares chamada RADIO).

Ora na década de 90 houve uma incursão no iraque a cobro(e na minha opinião muito bem) das Nações Unidas. No entanto no iraque que foi bombardeado pelos F-117 e outros aviões, (acho que os B.52 também la estiveram) houve uma grande resistência na cidade de Bassorá. Soube-se que os Americanos bombardearam exaustivamente a cidade. No entanto a resitencia continuava. Ora durante a tempestade do Deserto houve um bombardeiro que efectivamente se dirigiu para bassorá e largou um bomba. (Isto apos uns dias de bombardeamento)
Essa bomba causou um grande clarão, um sismo de 4,7 na escala de richter e um nuvem muito parecida com um cogumelo,(ainda que as fonte que eu vi diziam que nao era como o de hiroshima).

À Primeira vista diriamos que se tratava de uma bomba atómica. No entanto a nuvem cogumelo seria enorme e os relatos que há, não apontam para isso. No entanto podemos dizer que a nuvem tinha RADIO, isto porque a taxa de cancro desde 91/92 aumentou em 900% na cidade, e região de Bassorá.

Daí que eu proponho 3 hipoteses
- Efectivamente os americanos mandaram 1 bomba atomica, e os relatos porque são de pessoas das cidades envolventes não têm a percepção do tamanho da nuvem. Ou
- Os americanos Mandaram uma bomba Atómica mais fraca pois o impacto na opinião publica podia ser estrondoso se se soubesse que uma atomica como a de hiroshima foi lançada
- Ou então os americanos mandaram uma bomba com radio, e assim fazem a chamada querra quimica(que eles tanto odeiam). E que na minha opinião é tão má como as outras 2.

A verdade é que Bassorá foi a cidade mais devastada da tempestade no deserto e onde houve mais mortes.
EStas informções foram recolhidas de jornais com a noticia, já há um mes atras, jornais estrangeiros (e americanos). Telejornais e não jornais em papel.