II

por Anónimo em sábado, 11 de outubro de 2008

Direito a um mundo mais humano: (1) Ao assimilarmos a complexidade, o mundo onde vivemos torna-se mais humano; (2) Um só nunca tem razão, a verdade começa com dois (Nietzche); (3) Age de tal modo que os efeitos da tua acção sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a Terra (Hans Jonas).


O Mundo próprio do EU -------------------- O Mundo Próprio do TU
O Mundo Próprio dos Outros

4 comentários

Essa ideia de Nitzsche é (muito) discutível. E é-o até por vir de quem vem.

by Francisco on 11 de outubro de 2008 às 13:04. #

gostei. mas lá diz o outro (essa fidedigna entidade) que o "2 vem sempre depois".

by Street Fighting Man on 11 de outubro de 2008 às 13:51. #

Quanto à verdade:

a ideia radica num senso comum base:(1) "o homem está direccionado para a verdade e, portanto, aspira à verdade, e, nesse esforço, ele precisa necessariamente do auxílio dos outros que também o fazem"; (2) uma verdade só existe no plural, numa situação hipótetica, em que a pessoa humana estaria sozinha, ele não precisaria de verdade ou mentira, pois todo o seu pensamento seria absoluto, seria o TODO!

Admitir que o "TU" vem sempre depois leva-nos à falta de tolerância ou a uma atitude tolerante do "erro" (sendo desvalorativa), seria uma tolerância intolerante!

by Anónimo on 11 de outubro de 2008 às 14:41. #

claro que nós, somos nós e os outros. "eu sou eu e as minhas circunstâncias". o 2 vir sempre depois talvez esteja um bocado descontextualizado dentro daquilo que postaste, mas a ideia a ironia daqueles que se dizem 'pares' se encararem´, individualmente, como a prioridade. um eu antes do tu.

by Street Fighting Man on 12 de outubro de 2008 às 19:09. #