Dia da FDUP

por João Fachana em segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

No passado dia 12 de Dezembro, celebrou-se pela primeira vez em 12 anos o Dia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. De facto, o primeiro dia de aulas da Faculdade nunca havia sido comemorado com uma sessão solene que estivesse à altura do grande significado que tem (ou pelo menos deveria ter) este dia para toda a comunidade académica da FDUP.
A cerimónia iniciou-se às 14h30 da tarde de Quarta-Feira, com o cortejo académico, ao som de música antiga tocada pela Oficina da Música . Depois, no Salão Nobre, a abertura esteve a cabo do Magnífico Reitor da Universidade do Porto, o Professor Doutor Marques dos Santos, seguindo-se as intervenções do presidente do conselho directivo da FDUP, Professor Doutor José Neves Cruz, do presidente do conselho científico da FDUP, Professor Doutor Colaço Antunes, da presidente do conselho pedagógico da FDUP, Professora Doutora Luísa Neto e, finalmente, do presidente da Direcção da AEFDUP, Miguel Sousa.
De seguida teve lugar a actuação da Tuna Feminina da FDUP, Legislatuna, antes da oração de sapiência proferida pelo Professor Doutor Cândido da Agra, subordinada ao tema "Ciência, Direito e Sapiência", que foi ouvida com o maior dos interesses pelos elementos da assistência, desde docentes a estudantes, sem esquecer os funcionários, licenciados e membros das forças armadas, entre outros.
No final da Oração de Sapiência, a Dra. Rosa Cardoso interveio, representando os funcionários da FDUP, ao que se sucedeu uma homenagem a funcionários já aposentados. Depois foi a vez da presidente da direcção da AAAFDUP, Dra. Liliana Borges da Costa, discursar. Após esta intervenção teve lugar a entrega de diplomas aos recém-licenciados da FDUP do ano de 2005/2006, ao que se seguiu a entrega de diplomas a Mestres e Doutores pela FDUP nos anos de 2005 e 2006.
O Encerramento da Sessão foi feito pelo Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, a que se seguiu uma actuação da Tuna Académica da FDUP. Depois da Sessão, houve lugar a um porto de honra que decorreu na Sala de Direito Penal na biblioteca Jorge Ribeiro de Faria da FDUP, onde, após alguns "comes e bebes" e uma conversa salutar entre todos, se deu a actuação do Grupo de Fados da FDUP, que desta vez contou com a participação especial do Professor Doutor Carneiro da Frada, que cantou o "Fado das Andorinhas".
De salutar a presença, nesta cerimónia de um elevado número de estudantes, que deixaram outras actividades que tivessem planeadas nesse dia para assistir a uma cerimónia que, em certa medida, também era deles. E, além disso, de salutar também a comparência de um grande número de estudantes trajados, cumprindo assim com a solenidade que o momento requeria.
Ficam aqui os votos de que a comemoração do dia da Faculdade se prolongue por muitos e muitos anos e que envolva cada vez mais a participação e envolvimento de toda a comunidade académica da FDUP, de modo a esta casa se tornar cada vez mais NOSSA.

Um comentário

É de registar também, a presença maioritária do corpo praxístico da nossa Faculdade! Como disse o Excelentíssimo e Dignissimo Dux da nossa Casa, no ano passado, na cerimonia da Imposição de Insígnias... quando é preciso estamos lá, e estamos lá não pelo dever estrito e formal, mas porque queremos estar... ;)

by White Castle on 17 de dezembro de 2007 às 13:48. #